25 de setembro de 2012

O monstro - episódio 2 milhões 581 mil







Volta não volta, regressa o tema do tamanho do estado que temos e do número de organismos públicos existentes.
O início dá-se nas leis que são usadas para criar ou extinguir os organismos dos ministérios - existem duas, as leis n.ºs 3/2004 e 4/2004. Depois houve uma ligeira alteração através do decreto-lei n.º 105/2007. Somos um país muito organizado, não somos? Está tudo previsto, incluindo os nomes das entidades.

A imagem que acompanha esta mensagem é do Instituto Nacional de Recursos Biológicos. Como se percebe a fusão e extinção de entidades aconteceu. Mantiveram as designações dos 3 institutos anteriormente existentes e inventaram uma quarta denominação. A estutura é bastante simples, sem serviços internos sobrepostos, como se vê no organograma.

Outro exemplo está nesta ligação. Ao olharem com atenção (garanto-vos uma experiência nunca mais esquecida), perceberão muito do que se passa no estado e na dimensão mastodôntica do mesmo. Associado àquilo existe o conselho nacional do desporto e o observatório nacional da actividade física e do desporto. Nas laterais existe esta área, com muito a descobrir sobre a juventude portuguesa.

Isto são dois exemplos, qual deles o mais fascinante.

Sem comentários:

Enviar um comentário