9 de fevereiro de 2012

Tens toda a liberdade do mundo, mas não abuses

Segundo a Rêtêpê, decorre um confronto entre a Alemanha e a Madeira. A chanceler Anjinha afirmou que o bago dos fundos europeus, na Madeira, foi mal gasto em túneis e autoestradas, porque não aumenta a competitividade da economia. A senhora esperava o quê? Que a pasta fosse usada para remodelar ou construir escolas, por exemplo? Se isto acontecesse, o nível dos políticos subiria e isso não é admissível.

Hoje surgiram mais declarações, sendo necessário actualizar para um Alemanha-Portugal. Deve ser o aquecimento para o europeu de futebol. Na primeira parte do desafio, adivinhem como vai o resultado: a Madeira goleia por 5-0. Espantados? Em termos de manhas, rasteiras, golpes baixos, bocas foleiras e outras asneiras, o Jardim Madeirense é imbatível. A chanceler Anjinha nem percebe o que lhe aconteceu.

Na segunda parte do embate, entra em acção um socialista alemão, que é presidente do parlamento europeu. Pelas afirmações do tedesco, Portugal não pode ter a liberdade de escolher com quem ter relações diplomáticas e com quem fazer negócios. Queres apelar ao investimento angolana em Portugal? Primeiro vai a Berlim pedir permissão. Pode ser que a concedam.

Portugal está a abusar da soberania e liberdade que cada estado tem dentro da Desunião Europeia. Quem manda é Berlim e tem de se seguir os ditames germânicos.

Reparem no pormenor de o teutónico se chamar Schulz, apelido alemão com um significado próximo do inglês constable e que em português dá condestável - uma espécie de chefe militar. O germano condestável está a defender a soberania europeia sobre as soberanias nacionais. A diferença está nas armas: este utiliza palavras.

Sem comentários:

Enviar um comentário