25 de agosto de 2010

Em honra da abundância

Hoje festeja-se a festa da Opiconsiva, em honra de Ops, a deusa romana protectora dos bens da terra e da abundância. A divindade também era conhecida por Opis e o festival por Opália.
A palavra Opiconsiva pode ser interpretada como significando a semeadura das colheitas. Mais tarde, ops significava colheitas no sentido de riqueza ou bens. A palavra está relacionada com Conso - o consorte de Ops - enquanto o semeador.
Opis era imaginada como uma deusa ctónica, que fazia crescer a vegetação. Como o seu domicílio estava dentro da terra, a deusa era invocada pelos seus adoradores sentados, com as mãos a tocar o solo, segundo descreveu Macróbio.
Ops, a deusa mãe, também considerada a Grande Mãe dos Deuses e a Grande Deusa. Como tal, é uma manifestação de Réia, Cíbele ou Deméter, personificando a Terra como dadora de todas as riquezas.
O festival Opiconsiva era superintendido pelas vestais e pelos flâmines de Quirino, um deus dos sabinos que dizem ser Rómulo divinizado. Ops foi incorporada em Quirino e incluído na primeira tríade capitolina, com Marte e Júpiter. A principal sacerdotisa na Régia usava um véu branco, característico das virgens vestais.
Uma corrida de carros acontecia no Circo Máximo. Cavalos e mulas, com as cabeças coroadas de grinaldas feitas de flores, também participavam na celebração. Na imagem, uma pintura de Peter Paul Rubens representando a deusa Ops e intitulado Abundância.

Sem comentários:

Enviar um comentário